KAL de Fevereiro

by

Inspira

Fevereiro é o meu mês.

É o mês em que faço anos, e é também o mês em que perdi a minha Mãe. Por isso sempre que ouço a palavra Fevereiro, o som mexe comigo. Mas mexe de uma forma positiva, tento arranjar momentos bons neste mês, para que sejam mais os dias de alegria, que os dias de tristeza, porque a saudade, essa está cá sempre, em qualquer dia de qualquer mês.

Ora bem, e o modelo que escolhi para Fevereiro já anda na minha lista de projectos a fazer, há muuuuito tempo! Quis começá-lo convosco, para termos dúvidas em grupo, para vermos resultados lindos, que este modelo dá.

Chama-se Inspira Cowl, é da autoria da “graphica” e tem 3 versões: a Steampunk, em que é utilizado um fio de espessura mais fina/média, como um fingering ou um sport; a Mesa Rock, feito com um fio de espessura média/grossa, como o aran; e por fim o Afrique, em que se usa um fio grosso, como o bulky.

As versões mais usadas têm sido a Steampunk e a Afrique ou África, aqui abaixo exemplificadas.

Inspira Steampunk, de missynell (ravelry)
Inspira Afrique, de konabuck (ravelry)

 

Aqui abaixo foram usados fios mais grossos, como indicado na versão África, mas com o tamanho final indicado na versão Steampunk, resultando assim numa gola maior, que tapa os dois ombros.

Inspira Afrique, de krebinette (ravelry)

Para participar no KAL é simples:

. Escolhem o vosso fio, que pode ser comprado na Tricot das Cinco, ou podem usar outro fio bonito que tenham no vosso stash (stash = aquela montanha de meadas e novelos que vamos acumulando na nossa casa, naquele cantinho onde guardamos tudo o que “um dia” iremos tricotar);

. Imprimem o modelo gratuito que está aqui, ou se forem comprar o fio à Tricot das Cinco teremos a impressão do modelo para vos oferecer e explicar as dúvidas que possam ter (se comprarem na loja online, indiquem que estão a comprar o fio para este efeito, e enviaremos o modelo na encomenda);

. O modelo será tricotado durante o mês de Fevereiro, e vamos partilhando a evolução, as dúvidas, e os projectos finais, no grupo da Tricot das Cinco no Ravelry, num post específico que criei para o efeito. Não fiquem preocupadas com o prazo para terminar. Volto a dizer: um KAL não é uma corrida de Tricot, é para ser relaxante, didático na troca de informações e dúvidas. E uma das melhores partes é ver os diferentes resultados, conforme os fios e cores escolhidas por cada uma das participantes.

Este modelo pede dois fios, que podem ser lisos ou bastante coloridos, com uma mudança de cor longa. Um fio/cor será trabalhado em ponto de meia e o outro em ponto de liga, o que causa uma textura singular, com as ondinhas da liga, coloridas, a aparecerem em destaque. Podem usar dois tons da mesma cor, ou dois tons que combinem bem, caso optem pelos lisos e se quiserem uma gola discreta, mais sóbria. Ou então, fios coloridos, com um contraste maior, caso gostem de usar peças únicas e alegres.

Segundo as indicações da autora, são necessários 498m de fio de espessura Fingering, para a versão Steampunk (304m para o fio tricotado em meia, 194m para o fio tricotado em liga). O que dará para uma gola que cobrirá um ombro, ou dois de uma forma mais justa e para quem tem os ombros mais estreitos.

Se utilizar fios da Tricot das Cinco, recomendamos:

– Qualquer fio da família Amitola da Louisa Harding (80% lã, 20% seda), dois novelos;
– Qualquer fio da família Arroyo da Malabrigo (100% merino), duas meadas;
– Qualquer fio da família Alpaca da Drops (100% alpaca), quatro novelos;
– Qualquer fio da família Silk Garden 4Ply (40%lã, 25% seda, 5% poliamida, 10% mohair) ou Taiyo 4Ply (50% algodão, 17% lã, 17% poliamida, 16% seda), da Noro;

Se for fazer com fios mais grossos, mais próximos dos indicados para a versão África, recomendamos:

– Qualquer fio da família Kureyon da Noro (100% lã);
– Qualquer fio da família Blue Faced Leicester DK da Debbie Bliss (100% lã BFL);
– Qualquer fio da família Big Delight da Drops (100% lã);
– Qualquer fio da família Fado da Fonty (100% merino),
– Qualquer fio da família Rios ou Twist da Malabrigo (100% lã merino).

E que tal, alinham?

Share on FacebookPin on PinterestShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrEmail this to someone

2 Comments on KAL de Fevereiro

  1. Sofia
    2015/02/01 at 11:53 am (2 anos ago)

    Este foi um modelo que guardei há muito na minha lista de projectos. Curiosamente, o que me chamou a atenção foram as ilustrações/ desenhos que o acompanham. Apesar disso, terei de continuar a adiar tricotá -lo, não só porque estou a tricotar outros projectos, como também porque já fiz o meu investimento em lãs, para este mês. No entanto, acompanharei os vossos projectos e, assim, quando decidir tricotar, para mim, já não terei tantas dúvidas.
    Boa malha!

    Sofia, para ti, um Fevereiro cheio de coisas boas!

    Responder
  2. Rosa
    2015/02/03 at 11:57 am (2 anos ago)

    Sim senhora eu tambem quero!

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *